Breve introdução

 

Guilherme Post Sabin é químico (2002) com mestrado em química (2007) pela UFSM (desenvolvimento e validação de método de análise de agrotóxicos via GC-MS) e doutorado em ciências (2013) na UNICAMP (quimiometria de imagem hiperespectral). Na academia, ganhou vários destaques e prêmios. Na indústria, tem larga experiência em implementação da química aplicada para inteligência de negócios. Em 2017, foi premiado como Melhor Cientista em P&D global, entre mais de 1200 cientistas, na British American Tobacco.

  

Profissionalmente, é cientista sênior com mais de 20 anos de experiência em ciências analíticas para ambientes acadêmicos e de negócios. De 2002 a 2009, trabalhou na Philip Morris, onde liderou trabalhos relacionados aos requisitos técnicos da ISO 17025, além de atuar na gestão da qualidade e como auditor. Foi signatário do NBR/ISO 17025 (INMETRO – equivalente ao NIST no Brasil) e atuou como nível de responsabilidade pela gestão técnica. Além disso, foi responsável pelo desenvolvimento de diversos métodos analíticos, supervisão de resultados e validação de todos os métodos do Laboratório Central de Auditoria de Qualidade da Philip Morris Brasil.

  

Em 2011, durante o doutorado, Guilherme foi professor do Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz, curso avançado de química analítica, disciplina de quimiometria. Além disso, também foi professor de quimiometria no programa de estágio de ensino do Instituto de Química da Unicamp. No mesmo período, de 2011 a 2012, foi consultor de quimiometria de soluções quimiométricas para soluções da Umetrics no Brasil.

  

Em 2012, Guilherme foi contratado pela British American Tobacco, como Especialista em Pesquisa Analítica II, sendo responsável por avaliar todos os métodos analíticos do Product Centre Americas e pela criação do Laboratório de Química Aplicada (novas plataformas analíticas e quimiométricas). Em 2013, foi promovido a Gerente de Laboratório I, e em 2016 para Gerente de Laboratório II. Principais conquistas: desenvolvimento de tecnologias analíticas de ponta através de um pipeline de inovação, do campo ao consumidor; alavancou opex  e capex para dezenas de milhões de dólares (BAT Global P&D); formou uma equipe de cientistas com vários mestres, doutores e pós-doutores, fornecendo um pipeline de gerentes e especialistas. Em 2017, ganhou o Sir Charles Ellis Awards - Melhor Cientista da British American Tobacco (Global P&D), pelas novas plataformas analíticas focadas em atributos sensoriais / perfis de sabor e seus vínculos com os negócios.

  

Em 2018, decidiu assumir o cargo de Diretor Científico no ramo de startups, para o desenvolvimento de instrumentação analítica por espectroscopia e quimiometria em soluções customizadas para negócios relacionados a alimentos, energia, entre outros. Em 2019, evoluiu para uma Joint Venture para desenvolver métodos rápidos e inovadores em espectrometria de massa de alta resolução associada à inteligência analítica. O equipamento de última geração foi fornecido pela Waters Co para desenvolvimento analítico do mercado. Entre os principais desenvolvimentos, é possível destacar a análise rápida (alguns segundos) para cerveja, café, solo e diagnóstico clínico.

  

Em 2020, fundou a OpenScience. A empresa fornece soluções inovadoras através de consultoria para desenvolvimento analítico e ferramentas de ciência de dados químicos para inteligência de negócios. Este negócio tem como objetivo alcançar os principais players e stakeholders do mercado brasileiro. Além disso, Guilherme é  professor visitante na Unicamp e coorientador de tese de doutorado em ciência de dados químicos para inteligência de negócios.

   

Soluções implementadas no setor

Ferramentas de triagem rápida para diagnósticos de alta capacidade em melhoramento genético; Descoberta de marcadores para diferenciação de sabor; Abordagem de recomendação agrícola baseada em atributos direcionados; Índice de Qualidade de Safra (IQS) por impressão digital química; Plataforma analítica em tempo real para classificação da qualidade do tabaco e quantificação de compostos-chave; Diagnósticos laboratoriais simultâneos de forma rápida, simples e sustentável; Determinação de atributos sensoriais e perfil de sabor por plataforma analítica inovadora de alto desempenho; Sistemas multidimensionais integrados para profundo conhecimento de moléculas de paladar e odor; Protocolos de isolamento para biomarcadores: da escala analítica à semi-preparativa; Ferramentas de caracterização por impressão digital química (suporte à propriedade intelectual, incluindo identificação de compostos químicos); Mapeamento de marcas baseadas na composição química para análise de mercado; Inteligência competitiva, ferramentas para reengenharia; Implementação de simulador para desenvolvimento de produtos com base em padrões de ação (preferências do consumidor).

Sólida experiência em plataformas analíticas inovadoras para negócios

GCxGC-HRMS (plataforma automatizada para análise de dados, identificação composta e integração de dados com base em informações de literatura); 2DGC-HRMS-O-FC (inteligência artificial para identificar a composição do odor); HTS-FIA-HRMS (reengenharia de produtos, previsões sensoriais, entre outros); REIMS via HRMS ultrarrápido / em tempo real (análise de alimentos em segundos, por exemplo, cerveja, café, solo, etc.); Análise untarget LC-HRMS-IM com técnicas ortogonais (aplicadas em protocolos metabolômicos); LC-DAD-ELSD para isolamento de marcadores em escala semi-preparativa; HSI (imagem química em tempo real para classificação e análise simultânea de compostos químicos no tabaco); HSI (tese com diversas aplicações na análise de medicamentos); NIRS (produção de equipamentos portáteis de alto desempenho e soluções de bancada com aplicações em tabaco, combustível e solo); entre outros.

Formação acadêmica

Experiência na indústria

Startups & empreendimentos